Revelando o Semiárido Mineiro: Lançamento do “Atlas Ambiental e Agrário” pela Unimontes
É com grande entusiasmo que anunciamos a publicação do “Atlas Ambiental e Agrário do Semiárido Mineiro“, uma obra que reflete os esforços conjuntos do Núcleo de Estudos e Pesquisas Regionais e Agrários (NEPRA) da Unimontes. Este atlas representa não apenas um conjunto de mapas, mas sim uma materialização de dedicação e compromisso com a compreensão do campesinato em meio a constantes disputas e resistências no Sertão Mineiro.
O atlas é uma produção cartográfica que mergulha profundamente na realidade no campo, com um comprometimento evidente com os povos e populações rurais e tradicionais presentes nos 209 municípios que compõem o Semiárido Mineiro. Cada página, cada mapa, conta a história, desafios e aspirações das comunidades que moldam essa região única e resiliente.
O NEPRA da Unimontes, ao liderar a construção desse atlas, reforça o compromisso com a universidade pública em demarcar e construir a liberdade e autonomia no seu cotidiano. O atlas não é apenas um registro geográfico, mas uma ferramenta para a promoção do conhecimento, da conscientização e, acima de tudo, da capacitação das comunidades para enfrentar os desafios específicos desta região.
Esta obra não apenas informa; ela inspira à reflexão sobre a interconexão entre o meio ambiente, a agricultura e as comunidades que moldam o Semiárido Mineiro. É um convite para a sociedade, gestores públicos, pesquisadores e cidadãos se envolverem ativamente na construção de soluções sustentáveis e no fortalecimento das bases sociais e ambientais dessa região singular.
Estamos empolgados em compartilhar essa obra significativa e convidamos a todos para explorar as riquezas deste atlas que, mais do que um guia geográfico, é um convite para se conectar com a riqueza e diversidade do nosso Semiárido.
Artigo sobre Águas Subterrâneas no Norte de Minas Gerais
O estudo mostra insights sobre as águas subterrâneas da região, usando a Algoritmos de Aprendizado de Máquina. Com seis Algoritmos de Aprendizado de Máquina, analisamos dados de 4.000 poços tubulares para mapear áreas potenciais de água subterrânea.
O modelo Random Forest (RF) se destacou, prevendo com precisão e capturando a influência de fatores ambientais.
As regiões central e oeste do NMG têm um potencial de água subterrânea 620% maior do que as áreas a leste.
Com nossa técnica de seleção de variáveis, identificamos impulsionadores do fluxo de água, ligados a fatores clima, geologia, relevo, solo e vegetação. Os resultados podem servir como ferramenta para a gestão eficiente dos recursos hídricos.
Apesar dos resultados, novos estudos devem ser aprofundados. Juntos, podemos garantir um futuro sustentável para o uso das águas subterrâneas no Norte de Minas Gerais!
eventos Sísmicos no complexo de Sete Lagoas
Nota de esclarecimento sobre eventos Sísmicos no complexo de Sete Lagoas – MG
Os sismos são fenômenos naturais popularmente conhecidos como terremotos. Em geral, as notícias sobre esses eventos ganham repercussão midiática quando estes são de ordem catastrófica, principalmente quando ocorrem nas bordas das placas tectônicas, regiões com grande capacidade de liberação de energia como no Japão, Chile, Indonésia entre outras. Essa realidade muitas vezes cria um senso de que em regiões interioranas destas placas os sismos não ocorrem e /ou são eventos de pouca importância, dadas as magnitudes inferiores aos sismos ocorridos nas regiões que bordeiam as placas. Entretanto, os sismos interioranos, aqueles situados no interior de grandes placas como no interior do Brasil, são relativamente comuns em zonas sísmicas. Para se ter uma noção desta argumentação, apenas no Estado de Minas Gerais foram registrados oficialmente 882 sismos entre os anos 1824 a 2022 (RSBR, 2022).
Leia mais...Mais Notícias
- Regularização ambiental é tema de encontro entre representantes de Codevasf e InemaRepresentantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf)...
- "Expressões da Cultura Regional" na nova exposição de telas do Museu Regional do Norte de MinasCenas cotidianas do Norte de Minas são reproduzidas em telas na exposição “Expressões da Cultura...
- Unimontes é recredenciada para os próximos quatro anosA Universidade Estadual de Montes Claros foi recredenciada por mais quatro anos. A decisão foi publicada...
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8