MENU

Síntese das ações – 2012 a 2014

TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA PARA DESCENTRALIZAÇÃO DE CRÉDITOS ORÇAMENTÁRIOS Nº 18.001/2012 – “Implantação do Centro Estudos de Convivência com o Semiárido – Fase II”.


PERÍODO : 26.10.2011 a  31.07.2013

COORDENAÇÃO:    Professor Expedito José Ferreira  
APOIO TÉCNICO:    Professor Renan Laughton Milo 
    

Na segunda fase do projeto, busca-se a continuidade das ações na gestão da ciência, estudos técnicos e inovação tecnológica nos diversos campos de conhecimento de interesse para a região semiárida de Minas Gerais e a estruturação definitiva do CECS.  

AÇÕES ESPECÍFICAS:

Continuação dos trabalhos de pesquisas na internet pelos bolsistas do CECS na busca de artigos técnicos e científicos, documentos técnicos, teses de doutorado, dissertações de mestrado, entre outros, já realizados para a região, em diferentes áreas de conhecimentos, para composição do Banco de Dados Unificado, a ser disponibilizado no site do CECS, através da Biblioteca Virtual.
 
 
 
Continuação dos trabalhos de elaboração de mapas em formatos A4, A3 e A0, contendo informações fisiográficas e socioeconômicas dos 188 municípios inseridos nas regiões de abrangência do CECS.
 
 
 
Participação no Programa Mineiro de Incentivo ao Cultivo, à Extração ao Consumo, à Comercialização e à Transformação do Pequi e Demais Frutos e Produtos Nativos do Cerrado – Pró-Pequi, juntamente com outros setores da UNIMONTES e parceria da Pró-Reitoria de Pesquisa.
 
 
 
Formatação do Boletim Eletrônico “CECS Notícias”,  com vistas a alcançar um público-alvo composto por pesquisadores, professores, profissionais de empresas de fomento, profissionais liberais, entre outros, na região de abrangência do Semiárido Mineiro. O “CECS Notícias”, além de contemplar informações referentes a políticas de investimentos na região, pesquisas realizadas ou em andamento, políticas públicas, dentre outras, contempla também a divulgação de produções técnicas e científicas produzidas pelos Pesquisadores e Professores das instituições de pesquisa e ensino superior na área do Semiárido Mineiro.  A editoração, a organização e a divulgação do “CECS Notícias” iniciaram-se em outubro de 2012 e são produzidas mensalmente, onde as fontes de notícias são oriundas de periódicos diversos publicados por jornais impressos e eletrônicos e por intermédio de bancos de notícias disponíveis em sites de órgãos públicos de interesse para o CECS.
 
 
 
Elaboração e editoração do blog do CECS, em seu novo formato, a partir de outubro de 2012. A editoração e organização do blog do CECS no novo formato tiveram por propósito melhorar o design e atualizar as informações veiculadas. No Blog são divulgadas notícias e publicações (formato de artigo) relacionadas ao Semiárido Mineiro, além de informações sobre o Projeto CECS.
 
 
 
Elaboração e distribuição de folders e folhetos sobre as ações do CECS com o objetivo de divulgar o projeto para o público alvo (pesquisadores, órgãos públicos, ONGs, etc.). Foram abordados tópicos como: informações sobre o Semiárido Mineiro, área de abrangência do projeto, objetivo, missão, instituições que formam o Comitê Técnico e processos estruturantes do Centro de Estudos.
 
 
 
Análise e reestruturação do formato do site do CECS, pelos Bolsistas do projeto, com vistas a ampliar o número de informações a serem veiculadas pelo CECS, além de disponibilizar uma biblioteca virtual com informações sobre o Semiárido Mineiro.
 
 
 
Elaboração dos Termos de Referência para licitação dos serviços de otimização do site, e implantação da Biblioteca Virtual.
 
 
 
Apoio, acompanhamento e supervisão dos serviços desenvolvidos pela empresa especializada para otimização e restruturação do site do CECS.
 
 
 
Sistematização de um banco de dados georreferenciado dos 188 municípios da área de abrangência do CECS, contendo 214 variáveis, fisiográficas e socioeconômicas.
 
 
 
Execução de atividades voltadas para a elaboração de um Atlas (GeoAtlas) contendo informações fisiográficas e socioeconômicas sobre a área que compreende o Semiárido Mineiro, conforme a classificação da extinta SEDVAN.
 
 
Apoio e acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos pela equipe técnica do Observatório Sismológico da UnB para instalação dos 05 sismógrafos, em caráter provisório, no entorno da cidade de Montes Claros – MG.
 
 
A equipe técnica da 2ª  fase do Projeto CECS  participou dos eventos citados a seguir:
 -
II Simpósio do PPGCB, XIV Semana da Biologia e IX Encontro Norte-Mineiro de Biólogos realizados de 22 a 27 de abril de 2012 na UNIMONTES, com apresentação de trabalhos pelas bolsistas Anna Regina Tiago Carneiro e Giovana Rodrigues da Luz.
 -
III Congresso de Desenvolvimento Social promovido pela UNIMONTES no período de 30 de maio a 01 de junho de 2012, com apresentação de trabalhos pelos bolsistas Maria Ribeiro dos Santos e Wadson de Almeida Miranda.
 -
XII  Encontro  Nacional de Geógrafos promovido pela Associação de Geógrafos Brasileiros em Belo Horizonte nos dias 22 a 28 de julho de 2012, com apresentação de trabalho pelo bolsista Carlos Magno Santos Clemente.
 -
II Colóquio Cidade e Região: urbanidades e ruralidades contemporâneas promovido pela UNIMONTES, no período de 29 a 31 de agosto de 2012, com apresentação de trabalhos pela bolsista Chayene Dionísia Fonseca Mota.
 -
Minicurso “Conhecendo  o Semiárido  Mineiro”, ministrado pelas bolsistas Nayana Mesquita Mota, Maria Ribeiro dos Santos, Giovana Rodrigues da Luz, Renata Santos Pereira e Débora Pereira Passos para alunos de escolas públicas de Montes Claros, no 9º Fórum de Biotemas na Educação Básica/2012 realizado entre os dias 10 e 14 de Setembro de 2012.
 -
Palestra intitulada “Projeto Sismógrafo” ministrada pelo professor Expedito José Ferreira durante a I Semana da Engenharia da UNIMONTES, realizada nos dias 19 a 21 de setembro de 2012.
 -
Palestra  intitulada “Projeto  Centro  de  Estudos de Convivência com o Semiárido” pelo professor Expedito José Ferreira durante o VI Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão da UNIMONTES que ocorreu nos dias 26 a 29 de setembro de 2012, em Montes Claros - MG.
 -
VI Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão da UNIMONTES que ocorreu nos dias 26 a 29 de setembro de 2012, em Montes Claros, com apresentação de trabalhos das bolsistas, Anna Regina Tiago Carneiro, Chayene Dionísia Fonseca Mota e Débora Pereira Passos, e análise dos trabalhos na forma de pôster, nas áreas de Ciências Agrárias e Geociências, pelo professor Expedito José Ferreira.

 

TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA PARA DESCENTRALIZAÇÃO DE CRÉDITOS ORÇAMENTÁRIOS Nº 18.001/2012 e Aditivos – “Implantação do Centro Estudos de Convivência com o Semiárido – Fase II”.


PERÍODO : 01.08.2013 a  31.07.2014

COORDENAÇÃO:    Professor Expedito José Ferreira  
APOIO TÉCNICO:    Professor Renan Laughton Milo 
    

As ações em execução pelo Projeto CECS contemplam, entre outras, a realização dos seguintes serviços:


AÇÕES ESPECÍFICAS:

Otimização e modernização do “site” do CECS, pela empresa JRS Web Sites, em fase final de execução, cuja proposta é a de contemplar, entre outras informações, um banco de dados que propicie aos interessados um amplo conhecimento sobre o semiárido mineiro e o seu entorno.
 
 
 
Criação de uma biblioteca virtual onde todos os conhecimentos produzidos ou organizados pelo CECS serão armazenados no banco de dados, para serem disponibilizados aos interessados. Os conhecimentos a serem disponibilizados pela biblioteca virtual, em princípio, contemplarão:
  -
Documentações técnicas no contexto de políticas públicas, envolvendo projetos, programas, entre outros, especialmente aqueles produzidos e que se referem a aspectos sociais, ambientais e econômicos promovidos tanto pelo poder público, quanto por outras organizações da sociedade civil;
  -
Estudos e pesquisas  já realizados por outras instituições sobre os grandes temas definidos pelo CECS, especialmente o conteúdo relacionado disponível em teses, dissertações, artigos, livros e relatórios em geral;
  -
Estudos e pesquisas promovidas por membros do comitê técnico do CECS.
  
Organização e alimentação do Banco de Dados do projeto CECS.
  
Produção mensal dos Boletins Eletrônicos - CECS Notícias, buscando, desta feita, a sistematização e a disseminação das informações.
  
Organização e alimentação do Blog do CECS, onde se acham armazenadas todas as edições dos Boletins Eletrônicos, cujo acesso pode ser feito através do endereçamento eletrônico na parte superior, à direita, do mencinado boletim.
  
Apoio e alimentação do site do CECS.
  

rodape 2

Vá para o topo