O pensamento estratégico do Centro de Estudos de Convivência com o Semiárido (CECS) é o de atuar de forma integrada, criando caminhos (estratégias) para antecipar as necessidades nas áreas de gestão, ciência e tecnologia e capacitação técnica. A articulação entre os diversos atores, representantes de diferentes instituições, é essencial ao desenvolvimento do CECS e, consequentemente, ao desenvolvimento regional. O seu “negócio”, sua visão, sua missão e seus valores, definidos pelos membros do Comitê Técnico, são definições que embasaram a elaboração do Plano Diretor.
“Negócio”
Articular a gestão da ciência, tecnologia e inovação para convivência com o semiárido.
Missão
Integrar um conjunto de entidades em nível regional, estadual, nacional e internacional na construção, sistematização e disseminação de conhecimentos e inovação sobre o Semiárido, que se traduzam em excelência de conhecimento capaz de promover o salto necessário ao desenvolvimento da região atingida pela seca, no Estado de Minas Gerais.
Valores
Cooperação multi-institucional;
Responsabilidade social, econômica e ambiental;
Atuação ética, responsável e transparente;
Respeito e compromisso com as comunidades;
Profissionalismo;
Solidariedade tecnológica;
Sustentabilidade.
Objetivos:
Integrar competências institucionais necessárias para induzir o conhecimento visando o processo de desenvolvimento sustentável do semiárido mineiro.
Fonte: Plano Diretor do Centro de Estudos de Convivência com o Semiárido (CECS), 2010.