GÁS NATURAL
Gás natural é definido, conforme a Lei n° 9.478 de 06 de Agosto de 1997, como sendo todo hidrocarboneto que permanece em estado gasoso nas condições atmosféricas normais, extraído diretamente a partir de reservatórios petrolíferos ou gaseíferos, incluindo gases úmidos, secos, residuais e gases raros1. Este energético pode ser utilizado como fonte de geração de energia elétrica tendo também aplicações automotivas e domésticas. Além disso, ele é insumo básico da indústria gasoquímica, responsável pela produção de grande quantidade de compostos como o metanol e a ureia2.
No Brasil, o gás natural é encontrado, em geral, associado ao petróleo. Tanto que a maior parte das reservas localiza-se no mar e não em terra, principalmente no litoral do Rio de Janeiro e Espírito Santo3. As reservas de gás natural brasileiras são, comprovadamente, algo próximo de 313 bilhões de m3 4. Entretanto, atualmente a produção deste energético no Brasil é de aproximadamente 64 milhões de m3 por dia2.
Outras regiões do Brasil, como por exemplo, o estado de Minas Gerais vem apresentado expressivas reservas de gás natural na Bacia do Rio São Francisco. Em 2012 foram realizados estudos geológicos e linhas sísmicas onde foram confirmadas reservas expressivas de gás natural na região de Morada Nova de Minas5. Além de Morada Nova de Minas, já foram encontrados indicativos de concentrações volumosas de gás em outras cidades do Estado, como Brasilândia de Minas e Corinto6. Nos municípios de Pirapora e Buritizeiro, moradores também convivem há décadas com vazamentos naturais de gás na superfície7. A expectativa do governo de Minas Gerais é que os investimentos apenas em atividade de detecção de reservas de gás passem dos R$ 1,2 bilhão nos próximos anos. Até agora, no entanto, com exceção de Morada Nova de Minas, ainda não se sabe exatamente o volume e se há viabilidade econômica para a extração nesses municípios6. Caso se comprove o potencial dessas reservas, o gás natural poderá transformar o cenário de Minas Gerais, especialmente onde a bacia se encontra, promovendo a interiorização do uso deste energético e alavancando a expansão da indústria mineira8.
Neste contexto, o gás natural deixa de ser um mero subproduto na produção de petróleo e se torna uma alternativa energética para o país, além de apresentar uma vantagem ambiental significativa em relação a outros combustíveis fósseis, em função da menor emissão de gases poluentes que contribuem para o efeito estufa. Assim, no contexto energético do país, é de se esperar uma grande participação do gás natural como potência na matriz energética, além de aplicações industriais, automotivas e domésticas.
REFERÊNCIAS:
1 - BRASIL. Lei 9.478, de 06 de agosto de 1997. Dispõe sobre a política nacional, as atividades relativas ao monopólio do petróleo, institui o Conselho Nacional de Política Energética e a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e dá outras providências. Ministério da Minas e Energia – MME . 1997
2 - PORTAL BRASIL. 2013. Gás natural. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/infraestrutura/2011/11/gas-natural>. Acesso em: 03 de Jun. 2013.
3 - ATLAS DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA DO BRASIL. Agência Nacional de Energia Elétrica. Brasília, 2008. 99 p.
4 - BIGÁS. 2013. Gás Natural. Disponível em: <http://www.bigas.com.br/php/gasNaturalEntendendoGNV.php>. Acesso em: 06 de Jun. 2013
5 - CODEMIG. Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais. Demonstrações Financeiras 2012. Disponível em: <http://www.comig.com.br/>. Acesso em: 05 de Jun. 2013.
6 - ECONOMIA. 2013. Descoberta de reserva gigante cria corrida do gás em Minas Gerais. Disponível em:<http://economia.ig.com.br/gas-natural-faz-esperanca-resurgir-no-sertao-mineiro/n1597390757230.html>. Acesso em: 05 de Jun. 2013.
7 - ESTADÃO. 2013. Norte de Minas pode virar polo de gás e ferro. Disponível em: < http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,norte-de-minas-pode-virar-polo-de-gas-e-ferro,527490,0.htm>. Acesso em: 06 de Jun. 2013.
8 - AGÊNCIA MINAS. 2013. Fórum de Inovação e Tecnologia discute potencial de gás natural na bacia do São Francisco. Disponível em: <http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/forum-de-inovacao-e-tecnologia-discute-potencial-de-gas-natural-na-bacia-do-sao-francisco/>. Acesso em: 10 de Jun. 2013.