MENU

O que é

MINERAÇÃO

Mineração3A mineração no Brasil remonta à época colonial, quase dois séculos posteriores a chegada dos portugueses em território sul-americano, mais precisamente no século XVII. No entanto, foi no século XVIII que ocorreu o primeiro grande boom mineral, ocasionado pela descoberta do ouro, dando início ao surgimento das bases para a constituição do setor mineral brasileiro e colocando o Brasil como o primeiro grande produtor mundial de ouro2.

Quando se fala em mineração no Brasil, a primeira referência define-se no estado de Minas Gerais. O estado sempre englobou a grande parcela da atividade minerária brasileira, até que, na década de 1960, surgiram outros polos importantes, notadamente em Rondônia e no Pará, reduzindo a participação mineira de valor aproximado de 60% para valores próximos de 40%6.

Entretanto, ainda hoje, Minas Gerais permanece como um dos mais importantes Estados quanto à atividade minerária, extraindo mais de 160 milhões de toneladas de minério de ferro por ano e respondendo por 29% de toda a produção mineral do país3. As pesquisas minerais, antes muito concentradas no Quadrilátero Ferrífero, estão se deslocando para o Norte e Nordeste de Minas5.

Mineração4

Cidades como Salinas, Grão Mogol, Rio Pardo de Minas, Porteirinha e Riacho dos Machados, localizadas no Norte do Estado, podem contribuir para que a região seja considerada a nova fronteira mineral1. A exploração de jazidas de minério de ferro na região de Rio Pardo de Minas iniciou em 2009, envolvendo as empresas Votorantim, Miba (Mineração Minas Bahia) e Mitsubishi. Já a mina de ouro de Riacho dos Machados foi desativada pela Vale S.A. em 1997, depois de oito anos de exploração, em que foram retiradas quase cinco toneladas de ouro. Em maio de 2009, o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) autorizou a Carpathian Gold a explorar a mina. A empresa trabalha com a expectativa de produzir 2,2 milhões de toneladas por ano de minério4. Além destas empresas, a Sul-Americana de Metais (SAM), empresa do grupo Votorantim, também já anunciou investimento na região4.

Já no Vale do Jequitinhonha, cidades como Diamantina e Araçuaí, já possuem o setor de mineração consolidado. Entretanto, ainda existem municípios com potencialidades para exploração de minério. Em Almenara, por exemplo, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, formalizou, em maio de 2012, a assinatura de protocolo de intenções com a Magnesita Refratários S/A para a implantação do complexo minerador de grafita. A exploração de grafita está prevista ter inicio em 2014, quando a capacidade de produção da empresa irá atingir 40 mil toneladas por ano1.

Desta forma, algumas cidades do semiárido mineiro e entorno estão passando e ainda vão passar por grandes transformações em função de investimentos anunciados pela iniciativa privada. Estes aportes irão gerar milhares de empregos, aumentando a renda da população e criando novas oportunidades. Porém, para atingir o desenvolvimento sustentável ainda é preciso vencer uma série de desafios, como dotar a região de infraestrutura e mão de obra qualificada7.


REFERÊNCIAS:

1 - AGENCIA MINAS - Investimentos de R$ 109,7 bilhões abrem novas fronteiras para a mineração no Estado. Disponível em: <http://www.agenciaminas.mg.gov.br /multimidia/galerias/investimentos-de-r-1097-bilhoes-abrem-novas-fronteiras-para-a-mineracao-no-estado/>. Acessado em: 05.jul.2013.

2 - BARRETO, M. L. Mineração e desenvolvimento sustentável: Desafios para o Brasil. Rio de Janeiro: CETEM/MCT, 2001. 215p.

3 – CODEMIG. 2013. Mineração e Geologia - Minas Gerais: o maior estado minerador. Disponível em: < http://www.comig.com.br/>. Acessado em: 04.jun.2013.

4 - SEDE – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. Mineradora canadense vai extrair ouro no Norte de Minas. Disponível em: <http://www.liberdade87fm.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=61:mineradora-canadense-vai-extrair-ouro-no-norte-de-minas&catid=37:oportunidades&Itemid=27>. Acessado em: 01.jul.2013.

5 - SILVA, R. 2011. Descoberta megajazida de minério de ferro em Rio Pardo de Minas. Notícias de Rio Pardo de Minas. Disponível em: <http://riopardodeminas.wordpress.com/2011/09/15/descoberta-megajazida-de-minerio-de-ferro-em-rio-pardo-de-minas-2/>. Acessado em: 06.jun.2013.

6 - SILVA, O. P. A mineração em Minas Gerais: passado, presente e futuro. Geonomos 3 (1): 77-86. 1995.

7 - TOMAZ, R. 2012. Norte de Minas atrai aportes de R$ 10 bilhões. Diário do Comércio. Disponível em: <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:4q_MA9aRJa8J:www.diariodocomercio.com.br/noticia.php%3Fid%3D13809+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acessado em: 06.jun.2013.

 

rodape 2

Vá para o topo