MENU

Plano Diretor

Nos dias atuais, torna-se cada vez mais evidente que o desenvolvimento econômico, social e tecnológico de uma região deve estar pautado em uma forte política de incentivo à inovação e da sua concretização efetiva nos seus mais diversos setores e áreas do conhecimento.

Para o semiárido mineiro isto se torna crítico, pois é urgente que as várias pesquisas e estudos desenvolvidos sobre a temática alcancem, de fato, o cotidiano da população através de sua incorporação em forma de um produto, serviço, processo ou negócio inovador que tenha capacidade de impactar a sociedade de forma positiva, contribuindo assim para o desenvolvimento de uma região que, historicamente, tem sido marcada por profundas disparidades.

É neste contexto que, sob a Coordenação da Professora Anete Marília Pereira, o Plano Diretor do Projeto Centro de Estudos de Convivência com o Semiárido (CECS) foi desenvolvido. A empresa encarregada pela sua execução foi a Plataforma de Negócios e Gestão Ltda, por intermédio dos consultores externos Prof. Ph.D. Joel Yutaka Sugano, Prof. Dr. Cleber Carvalho de Castro, Bs. Nathália Vasconcelos Tavares, com o apoio técnico, do Prof. Dr. Daniel Carvalho de Rezende, que concluíram a sua elaboração em julho de 2010.

Este Plano objetiva construir um arcabouço lógico do funcionamento do Centro, mostrando as diretrizes que nortearão a tomada de decisões dos gestores e dos membros do Comitê Técnico na condução de seus trabalhos. Longe de ser um trabalho acabado, o mesmo representa o início de um trabalho árduo de construção e refinamento de uma iniciativa ímpar, cujo resultado final será obtido através da somatória de esforços complementares de diferentes competências debruçados sobre uma solução complexa, que se apresenta pelo nome de Convivência com a Seca.

A metodologia adotada neste Plano Diretor aborda a elaboração do Mapa Estratégico para o CECS baseado no Balanced Scorecard. Neste mapa, traçou-se as ações estratégicas detalhadas nos quatro níveis de perspectiva (o Aprendizado, o Processo Interno, as Parcerias e os Resultados para o Semiárido Mineiro), além da análise SWOT para se levantar os pontos deficitários que deveriam ser abordados como o cerne de atuação do CECS.  Destes levantamentos definiu-se como espinha dorsal deste Plano Diretor, a estrutura do CECS subdividida em três núcleos básicos que estarão responsáveis por cada uma de suas Ações Estratégicas específicas. Todos os núcleos e suas respectivas ações estratégicas deverão estar norteadas pelos assuntos dentro de cada um dos temas definidos como prioritários:

a) Tema 1: Recursos hídricos;
b) Tema 2: Recuperação de áreas degradadas;
c) Tema 3: Agricultura familiar; e
d) Tema 4: Alternativas sustentáveis.

O conteúdo do Plano Diretor pode ser acessado clicando clicando em: Plano Diretor CECS.

rodape 2

Vá para o topo