MENU

Síntese das ações – 2008 a 2011

CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA E FINANCEIRA, Nº 10.186/2008 – FAPEMIG/SECTES/UNIMONTES/FADENOR – “Implantação do Centro Estudos de Convivência com o Semiárido – Fase I”.


1ª GESTÃO  - PERÍODO:  26.11.2008 A 25.07.2011

COORDENAÇÃO: Anete Marília Pereira

Na primeira fase de trabalho do Centro de Estudos de Convivência com o Semiárido (CECS), sob a coordenação da Professora Anete Marília Pereira e, posteriormente do Professor Expedito José Ferreira, destacaram-se dentre outras, as primeiras ações para estruturação e consolidação do CECS, bem como a elaboração do Plano Diretor do Centro Integrado de Convivência com a Seca (CICS), demandado pela Secretaria de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas (SEDVAN), e do Plano Diretor do CECS, com o intuito de direcionar melhor os esforços para alcance dos objetivos do Centro.

AÇÕES ESPECÍFICAS

Estruturação técnica e administrativa, mediante a seleção de bolsistas e aquisição de equipamentos e acessórios, entre outras, para a operacionalização do Projeto CECS, em agosto de 2009.
   
Formação do Comitê Gestor do Centro de Estudos de Convivência com o Semiárido, em agosto de 2009, com representantes das seguintes instituições: Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fundação Educacional de Montes Claros (FEMC), Instituto Estadual de Florestas (IEF), e Instituições convidadas ad hoc.
   
Realização de entrevistas, em outubro de 2009, com os representantes do Comitê Gestor, Órgãos Públicos, Estadual, Federal e Prefeituras, para subsidiar o desenvolvimento do Planejamento Estratégico do Centro de Estudos de Convivência com o Semiárido (CECS).
   
 Participações em várias reuniões com representantes da SECTES e SEDVAN, com o propósito de avaliar o trabalho realizado e planejar as ações a serem implementadas pelo CECS.
   
Realização, em fevereiro de 2010, no Auditório da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), de um Workshop voltado para o planejamento estratégico do CECS.
   
Apoio na Elaboração do Plano Diretor do Centro Integrado de Convivência com a Seca (CICS) pela empresa Plataforma de Negócios Ltda, cujo trabalho foi concluído em abril de 2011.
   
Apoio, acompanhamento e fiscalização da elaboração do Plano Diretor do Centro de Estudos de Convivência com o Semiárido (CECS) pela empresa Plataforma de Negócios Ltda, cujo trabalho foi concluído em junho de 2011.
   
Pesquisas realizadas na internet, pelos bolsistas do CECS, com vistas à formação de um Banco de Dados Unificado contendo artigos, livros, documentos técnicos, teses, dissertações, dentre outros documentos relacionados com o Semiárido Mineiro.
   
Criação em 2010 do blog do CECS, em seu primeiro formato, para apresentação de assuntos de interesse para o Semiárido.
   
Criação em 2010 do site do CECS, em seu primeiro formato, para divulgação do Centro de Estudos, bem como veiculação de informações relevantes para a região do Semiárido Mineiro.
   
Criação do logotipo do CECS pela equipe técnica do Centro, em seu primeiro formato, em que consta uma mão deixando cair água sobre a vegetação que sobrevive no solo seco e árido do Semiárido Mineiro.
   
A equipe da 1ª Gestão do CECS participou de alguns eventos com apresentação de trabalhos sobre o semiárido mineiro, que são citados a seguir:
 -Colóquio Internacional Globalização da Pobreza - Pobreza da Globalização, que ocorreu nos dias 3 a 5 de dezembro de 2009 em Sesimbra - Lisboa, com apresentação de trabalho e publicação de artigo pela professora Anete Marília Pereira.
 -V Simpósio Regional de Etnologia e Etnoecologia/ Sudeste e I Encontro Mineiro de Etnobiologia e Etnoecologia, que ocorreram nos dias 14 a 17 de abril de 2010, em Viçosa – MG com apresentação de trabalhos pelas bolsistas Kethlin Freire Ruas, Dayane Stephanie Maia Costa e Maria do Carmo dos Santos Carvalho.
 -XIV Encontro Nacional dos Geógrafos que ocorreu nos dias 25 a 31 de Julho de 2010, em Porto Alegre - Rio Grande do Sul, com apresentação de trabalho pela bolsista Dayane Stephanie Maia Costa.
 -IV Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão da UNIMONTES que ocorreu entre os dias 21 e 24 de setembro de 2010, em Montes Claros - MG, com apresentação de trabalhos dos bolsistas, Hugo Leonardo Leão Mota, Maria do Carmo Santos Carvalho, Dener Versiani Kroger Filho, Dayane Stephanie Maia Costa e Kethlin Freire Ruas.
 -XIII Encuentro de Geógrafos da América Latina, realizado em San Jose, Costa Rica, no período de 25 a 29 de julho de 2011, com apresentação de trabalho sobre o CECS pela professora Anete Marília Pereira.



2ª GESTÃO   - PERÍODO : 26.07.2011 A 26.10.2011

COORDENAÇÃO: Expedito José Ferreira

APOIO TÉCNICO: Renan Laughton Milo


AÇÕES ESPECÍFICAS:

Estruturação técnica e administrativa, mediante a seleção de novos bolsistas para execução dos trabalhos do Projeto CECS, em face ao desligamento dos bolsistas da 1ª Gestão.
   
Continuação dos trabalhos de pesquisas pelos bolsistas do CECS em sites especializados, em diversas áreas de conhecimento e de interesse para as áreas do semiárido mineiro e do seu entorno, com vistas composição do Banco de Dados Unificado do CECS.
   
Elaboração de mapas em formatos A4, A3 e A0, contendo informações físicas e socioeconômicas dos 188 municípios inseridos nas regiões de abrangência do CECS, a partir de agosto de 2011.
   
Análise do formato, organização e restruturação do blog do CECS, tendo por propósito a melhoria do design e atualização das informações veiculadas, a partir de novembro de 2011.
   
Criação de um novo logotipo do CECS pela equipe de bolsistas, em que consta o mapa de Minas Gerais com destaque para a região que abrange as mesorregiões do Norte de Minas, do Vale do Jequitinhonha, do Vale do Mucuri e parte da Região Central, que fazem parte do Semiárido Mineiro de acordo com a classificação da Secretaria de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas (SEDVAN).
   
Elaboração em outubro de 2011 do projeto “Equipamentos e Acessórios para instalação de uma Estação Sismográfica em Montes Claros-MG”. Este projeto foi submetido à apreciação da SECTES e da FAPEMIG, culminando com a sua aprovação e assinatura do Termo de Cooperação Técnica para Descentralização dos Créditos Orçamentários nº 18.002/2012, em 23 de março de 2012.
   
A equipe técnica da 2ª  Gestão participou, também, dos eventos citados a seguir:
 -Encontro Regional de Povos e Comunidades Tradicionais que ocorreu nos dias 18 e 19 de Agosto de 2011, em Montes Claros, com participação da bolsista Nayana Mesquita Mota.
 -Palestra  intitulada  “Florestas Estacionais Deciduais:   características       gerais, distribuição, conservação e pesquisa” ministrada pela bolsista Giovana Rodrigues da Luz, no dia 15 de Agosto de 2011, durante a disciplina Seminários, para o sexto período de Ciências Biológicas Bacharelado presencial da UNIMONTES.
 -Minicurso “Germinação e dormência de sementes florestais” ministrado por Giovana Rodrigues da Luz, para o sexto período de Ciências Biológicas Licenciatura a distância da UAB-UNIMONTES, do Pólo Carlos Chagas, durante o 5º Fórum de Ensino, Pesquisa, Gestão e Extensão (FEPEG) e 3º Encontro da UAB-UNIMONTES no dia 24 de setembro de 2011.
 -V Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão da UNIMONTES que ocorreu nos dias 21 a 24 de setembro de 2011, no Campus de Montes Claros, com participação das bolsistas Nayana Mesquita Mota, Chayene Dionísia Fonseca Mota e Giovana Rodrigues da Luz.
 -XIII Semana da Biologia e VIII Encontro Norte-Mineiro de Biólogos, realizados pelos cursos de Biologia da UNIMONTES, no período de 17 a 21 de outubro de 2011, com apresentação de trabalhos pelas bolsistas Anna Regina Tiago Carneiro e Giovana Rodrigues da Luz.

rodape 2

Vá para o topo