MENU

Sismos :: O Núcleo de Estudos Sismológicos

O NÚCLEO DE ESTUDOS SISMOLÓGICOS EM MONTES CLAROS – NES

 

Expedito José Ferreira – D. Sc.

Professor do Departamento de Geociências da Unimontes

 

1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Estudiosos na área de sismologia, como os Professores Lucas Vieira Barros – SIS/UnB e Marcelo Assumpção do IAG/ USP, entre outros, destacam que não é possível evitar ou mesmo prever os tremores de terra, mas é preciso fazer estudos para saber onde exatamente ocorrem os sismos. Destacam, por sua vez, a importância de desenvolver estudos mais profundos no sentido de se conhecer com precisão as causas de ocorrência desses tremores com vistas a subsidiar o poder público com informações seguras e confiáveis com vistas ao planejamento de medidas preventivas, planos emergenciais, entre outros, em casos de sismos de maior grandeza.

A Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, desde maio de 2012, em estreita parceria com o SIS-UnB e IAG-USP, tem se envolvido diretamente no contexto dos eventos sísmicos ocorridos, integrando a equipe técnica da UnB em todas as etapas de instalação da rede sismográfica no entorno da cidade de Montes Claros e nos trabalhos de monitoramento dos eventos sísmicos. A inserção definitiva desta Universidade nos estudos da sismicidade local se iniciou a partir da instalação da estação sismográfica da Unimontes no Parque Estadual Lapa Grande, em operação desde abril de 2013, e com os trabalhos desenvolvidos de monitoramento sísmicos realizados em conjunto com o SIS-UnB. Nesse período, com o apoio da equipe técnica do projeto Centro de Estudos de Convivência com o Semiárido – CECS, organizou-se um banco de dados com registros dos vários eventos sísmicos em Montes Claros e regiões do estado de Minas Gerais e foi elaborado um mapa de espacialização dos eventos sísmicos na cidade, que se encontra disponibilizado no site do Projeto Centro de Estudos de Convivência com o Semiárido – CECS. Esse mapa contempla informações sobre a localização epicentral dos sismos ocorridos desde 2011, bastantes úteis para Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Prefeitura Municipal, em termos de subsídio para a agilização de medidas emergenciais, imediatas e preventivas, em situações mais graves de ocorrências de tremores.

Apesar do avanço no conhecimento das possíveis causas dos tremores de terra em Montes Claros, obtidos por intermédio dos registros sísmicos realizados pela rede sismográfica instalada na cidade de Montes Claros pelo Observatório Sismológico da UnB - SIS/UnB e pelo Centro de Sismologia da USP, observa-se uma unanimidade de opiniões entre os pesquisadores da área, quanto à necessidade da realização de estudos e pesquisas mais profundos para se conhecer com maior precisão a realidade sísmica local e regional. Existe um consenso entre os pesquisadores em sismologia do SIS-UnB e IAG – USP, que o desenvolvimento desses estudos e pesquisas, com a agilidade que se requer, bem como a execução de outras ações afins, em nível local ou regional, passa, necessariamente, pela estruturação de um Núcleo de Estudos em Sismologia pela Unimontes, em Montes Claros – MG, em estreita parceria, em termos de apoio e cooperação, com os centros de estudos sismológicos do País.  

Há de se registrar, também, a preocupação dos estudiosos em sismicidade, quanto à periodicidade de ocorrência desses tremores e da migração epicentral dos sismos para fora do perímetro urbano, recém-identificado nos últimos estudos realizados. A atenção a estes eventos se reveste de importância, tendo em vista que ainda não se conhece, com nível de precisão aceitável, a extensão e a profundidade da falha geológica já identificada e, também, a geologia local, em termos estruturais, que propiciem maiores inferências sobre os comportamentos sísmicos ocorridos e os possíveis de ocorrerem.

Observa-se, em situações dessa natureza, uma grande apreensão e uma demanda cada vez maior de esclarecimentos pela população de Montes Claros sobre as ocorrências desses fenômenos, o que, de certa forma, incita os órgãos públicos, principalmente as instituições de ensino e pesquisa, a buscarem o domínio de conhecimentos nesse segmento para disponibilizar informações seguras e confiáveis e para orientações precisas de procedimentos a serem agilizados, em casos de sismos com magnitudes maiores, que possam trazer consequências mais graves para as áreas de riscos.

Neste contexto, a estruturação do Núcleo de Estudos em Sismologia – NES, com uma infraestrutura mínima e necessária de operacionalização, tanto em termos de recursos humanos, quanto de materiais e equipamentos, se insere como uma iniciativa de fundamental importância para responder às indagações técnicas e científicas sobre as atividades sismogênicas em evidência e para subsidiar posicionamentos a serem adotados pelo poder público, em termos da elaboração de planos de contingências de apoio e proteção da população, entre outras orientações que se fizerem necessárias. Uma vez implantado, o Núcleo de Estudos, além do monitoramento e análise dos eventos sísmicos em Montes Claros e, por extensão, no Norte de Minas e regiões de entorno, atuará, também, como um indutor de realizações de estudos e pesquisas, em nível local e regional, com ênfase para o comportamento da sismicidade, geologia estrutural, geofísica sísmica e geomorfologia estrutural.

 

2. CONCEPÇÃO DO NÚCLEO DE ESTUDOS SISMOLÓGICOS - UNIMONTES

A concepção do Núcleo de Estudos Sismológicos da Unimontes tem por base a execução de ações estratégicas em diferentes linhas de atuação envolvendo as áreas de ensino (níveis de graduação e pós-graduação), extensão e pesquisa relacionadas à sismicidade local e regional, bem como estudos complementares no contexto da geomorfologia sísmica, geofísica e geologia estrutural.  A base estruturante de atuação do Núcleo norteia-se para a execução do monitoramento e análise da sismicidade na cidade de Montes Claros e em toda região Norte Minas, quer seja natural ou induzida, por explosões em pedreiras ou por reservatórios, e serão realizadas em estreita cooperação com o Observatório Sismológico da UnB (SIS –UnB) e com o Centro de Sismologia da USP (IAG-USP).

Além das parcerias citadas, o Núcleo de Estudos Sismológicos, com o intuito de consolidar-se como um referencial em termos de estudos e pesquisas no campo da sismologia, envidará esforços para estabelecer vínculos com instituições de pesquisas e de fomento, em nível nacional, com vistas à execução de trabalhos de pesquisas e extensão, monitoramento de atividades sísmicas em barragens, entre outros, buscando sedimentar o seu crescimento no domínio do conhecimento sobre a sismicidade local e regional.

 

3. OBJETIVOS BÁSICOS

  • Monitorar os eventos sísmicos em Montes Claros,
  • Buscar o domínio do conhecimento desse segmento da ciência para se posicionar com segurança junto à sociedade em termos de esclarecimentos e apoio em momentos que se fizerem necessários,
  • Criar um banco de dados com informações geológicas e sismológicas,
  • Mapear os abalos sísmicos com vistas a determinar as dimensões físicas da falha geológica, permitindo aos pesquisadores e analistas estabelecerem qual a intensidade máxima dos tremores que a falha pode produzir.

 

4. AÇÕES ESPECÍFICAS A SEREM DESENVOLVIDAS

Em etapas distintas de execução, o Núcleo de Estudos Sismológicos desenvolverá suas atividades operacionais com foco voltado para as demandas já identificadas, conforme relacionadas, a seguir:

  • Monitoramento e análise dos eventos sísmicos naturais e induzidos, em Montes Claros e regiões de entorno.
  • Geração de um banco de dados sobre o comportamento da sismicidade local e regional.
  • Elaboração de mapas com a espacialização epicentral e hipocentral dos eventos sísmicos ocorridos, entre outros.
  • Disponibilização de dados e difusão de informações que permitirão subsidiar ações preventivas por parte dos órgãos públicos, em caso de ocorrências graves de tremores.
  • Elaboração de cartilhas sobre tremores e realização de atividades de sismicidade escolar junto à rede de ensino fundamental e médio, em Montes Claros e regiões de entorno.
  • Execução e apoio às instituições ensino, pesquisa e extensão na produção de trabalhos científicos e atividades afins sobre a sismicidade regional e local.
  • Gestões para realização de estudos e mapeamento da geologia estrutural de Montes Claros, com campanhas de sondagens pilotos e profundas para conhecimento da natureza geológica local.
  • Gestões junto aos órgãos de fomento e entidade de pesquisas no sentido de estabelecer parcerias visando à consolidação do Núcleo como um referencial no âmbito da sismologia local.

 

5. ARTICULAÇÕES ENTRE ATORES 

A articulação entre os diversos atores de diferentes instituições que se envolvem com os acontecimentos desses fenômenos, direta ou indiretamente, em nível estadual e municipal, é essencial ao desenvolvimento dos trabalhos do Núcleo de Estudos Sismológicos. As trocas de informações e experiências possibilitarão, sem dúvida, um melhor desempenho e alcance dos objetivos estabelecidos, gerando benefícios mútuos, e, com certeza, resultando em ganhos para toda a população de Montes Claros.

Essa articulação será materializada com instituições que possuem presença física na região e, também, por aquelas que, embora não estejam presentes, têm a região como um dos seus focos de atuação em diferentes campos de trabalho, como se segue:

  1. Prefeitura Municipal de Montes Claros – MG.
  2. Coordenadoria de Defesa Civil de Minas Gerais (CEDEC).
  3. Coordenadoria de Defesa Civil de Montes Claros- MG.
  4. 4º Comando Operacional dos Militares do Corpo de Bombeiros de Montes Claros.
  5. Universidade de Brasília – Instituto de Geociências, Observatório Sismológico, SIS – UnB.
  6. Universidade de São Paulo, através do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, IAG – USP.
  7. Órgãos do Poder Público Federal (CODEVASF, DNOCS, entre outras).

 

6. EFEITOS MULTIPLICADORES ESPERADOS

Os efeitos multiplicadores, advindos da atuação do Núcleo de Estudos Sismológicos, em princípio, poderão ser prospectados da seguinte forma:

  • Captação de recursos em nível estadual e federal, com vistas à consolidação em termos de infraestrutura e desenvolvimento de estudos e pesquisas no contexto da sismologia, geologia e geofísica local e regional.
  • Estabelecer-se como um referencial em termos de fornecimento de subsídios sobre os comportamentos prováveis das atividades sísmicas em Montes Claros, com vistas à formulação de ações preventivas a serem adotadas pelos órgãos públicos.
  • Fornecimento de subsídios na área de construção civil, com vistas às adequações dos projetos residenciais, e outros, à realidade sísmica local.
  • Diálogo e troca de informações entre os saberes científicos e populares.
  • Melhoria do nível educacional e informacional sobre as causas e efeitos das ocorrências sísmicas em Montes Claros e Norte de Minas.
  • Disseminação rápida e eficaz das informações sísmicas.
  • Incremento da produção de trabalhos científicos, no contexto da sismologia, geologia e geofísica regiona

 

7. BENEFÍCIOS:

Um novo campo de estudos/pesquisas em sismicidade se desponta para Universidade, propiciando como benefícios: uma resposta rápida e eficaz para a sociedade sobre as ocorrências sísmicas; subsídios à conduta e ao gerenciamento dos elementos transformadores do espaço geográfico e subsídios à tomada de decisão com segurança, por parte dos gestores

 

8. SITUAÇÃO ATUAL

8.1 INSTITUCIONALIZAÇÃO NA UNIMONTES

Com base nas argumentações expostas, em 06.06.2014, através do Memorando 20/2014 foi enviado ao Departamento de Geociências da Unimontes as documentações básicas necessárias para institucionalização do Núcleo de Estudos Sismológico da Unimontes, com vistas à apreciação e aprovação do CEPEX. No dia 20.08.2014, através da Resolução do CEPEX nº 115/2014, foi aprovado a estruturação do Núcleo de Sismologia da Unimontes, conforme cópia anexa.

8.2. RESULTADOS ALCANÇADOS ATÉ 2015 O ANO DE 2015

Registram-se, a seguir, os resultados até então já alcançados:

Inserção da Unimontes no contexto dos estudos sismológicos

Interação profissional bastante construtiva com a equipe técnica do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília – SIS/UnB, advindos da participação desta Universidade nos trabalhos desenvolvidos pela instituição em Montes Claros – MG, com vistas à identificação da origem dos tremores de terra e monitoramento dos eventos sísmicos ocorridos. 

Registros de dados sísmicos pela Estação Sismográfica da Unimontes – MC01

A leitura dos registros sísmicos durante o período de instalação provisória dos equipamentos era realizado manualmente e, em seguida, encaminhados ao Observatório Nacional de Brasília – SIS-UnB para serem analisados e processados. Atualmente, o sistema de transmissão dos registros sísmicos é feito em tempo real (via internet) para Unimontes, que também processa as informações, para o Observatório de Sismologia da UnB (SIS – UnB) e, também, para Centro de Sismologia da USP. Esses registros encontram-se disponível no formato de planilhas e mapas no “síte” do Centro de Estudos de Convivência com o Semiárido no endereço eletrônico: http://www.cecs.unimontes.br/index.php/sismos-menu.

Espacialização das ocorrências sísmicas em Montes Claros - MG

Destacam-se as produções cartográficas realizadas voltadas para a espacialização dos eventos sísmicos ocorridos em Montes Claros e em Minas Gerais. Foram produzidos e sistematizados os seguintes mapas: Localização epicentral dos eventos sísmicos e da falha geológica na cidade de Montes Claros; Altitude e localização epicentral dos eventos sísmicos e da falha geológica na cidade de Montes Claros; Espacialização dos eventos sísmicos em Minas Gerais.

Eventos

Organização do evento sobre Sismicidade em Montes Claros e Região Norte de Minas Gerais, para os militares do 4º Comando Operacional do Corpo de Bombeiros de Montes Claros – MG, em 12 de novembro de 2015. Proferiram palestras os técnicos do Observatório Sismológico da UnB, Professor Lucas Barros Vieira e Juraci Mário de Carvalho.

 

9. IMAGENS DA ESTAÇÃO SISMOGRÁFICA DEFINITIVA

 estacao1

 

estacao2

 

 

Montes Claros - MG, 20 de novembro de 2015

Expedito José Ferreira

Coordenador do Núcleo de Sismologia da Unimontes - NES

 

 voltar

rodape 2

GO_TO_TOP